Por Maarji Castilho | Foto: Nicolas Gondim
O rebuscado das estampas desenvolvidas pela Blue Man é a tradução mais clara ao tema “Barroco Tropical”, escolhido para ilustrar o Verão 2014 da marca. O choque de estéticas na colonização brasileira foi sentido nas imagens, que se multiplicavam entre propostas ousadas (os macacões estilo surfista foram destaque) e outras mais tradicionais (como o sutiã cortininha e o seu clássico biquini jeans).
A simbiose entre colonizadores e colonizados transparece no colorido das frutas tropicais em contraste com o azul-e-branco de azulejos portugueses, nas franjas militares de Dom Pedro e nas pedrarias brasileiras.
Os looks em seda transparente surgem em looks after sun casualmente refinados. As modelagens dos biquinis, maiôs e sungas, bastante influenciadas pelo surfwear, também se destacaram.
A silhueta é democrática, com shapes para todos os gostos e corpos. Outra atração à parte foram as espadrilles slipper masculinas, mas que qualquer menina antenada pode usar sem medo!
Mais uma marca estreante no Dragão Fashion Brasil, a Blueman exibiu na passarela a mesma coleção apresentada há apenas dois dias, na edição de Verão 2014 do Fashion Rio. A ideia de se montar dois desfiles em lugares tão distantes (e em um intervalo tão curto de tempo) não foi para Thomas Azulay, diretor criativo da marca, algo muito difícil.
Segundo Azulay, o jeito de levar a vida no Nordeste, e em Fortaleza mais especificamente, guarda muitas semelhanças ao da cidade maravilhosa que o criador tanto conhece. “Era importante apresentarmos esta coleção em uma praça tão importante pra gente. Estamos muito contentes”, revelou ele, no backstage, logo após o desfile. É uma alegria compartilhada com a gente, Thomas!
BACKSTAGE